Augusto Coura 

ACADÊMICO CORRESPONDENTE 2018
      CADEIRA 77

Augusto Barbosa Coura Neto, nasceu em m Ponte Nova, Minas Gerais. Casado com Mariza Matilde Martellet Coura. A infância serena e a juventude rebelde tiveram como proscênio as cidades de Teixeiras, MG e Ubá, MG, urbes encantadas dos seus primeiros sonhos e ilusões. Graduou-se em Engenharia Florestal pela UFSM/RS e Pós-graduou em nível de Especialização pela UFSC/SC. Reside em Florianópolis/SC.

Viveu a infância e adolescência em Santo André, no ABC Paulista. Estudou Letras Neolatinas até o terceiro ano na USP e, anos depois, Administração de empresa na ESAN - SP (curso também interrompido em função de constantes viagens a trabalho.

Após trabalhar em algumas pequenas empresas, aos 16 anos de idade ingressou na área comercial em uma empresa multinacional, onde permaneceu durante muitos anos e fez carreira.
Trabalhou no Projeto RADAMBRASIL, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, de abril de 1977 até 1986. De 1986 até sua aposentadoria em fevereiro de 2013, trabalhou em pesquisas no IBGE. Membro efetivo da Academia São José de Letras, SC, onde ocupa a Cadeira 26, tendo como Patronesse Antonieta de Barros. Por muitos anos foi Academicus Praeclarus do Clube de Escritores de Piracicaba, SP, do qual em 27 de novembro de 2009 recebeu o título da Lira Vintenária e o Troféu Vinte Anos do Clube de Escritores de Piracicaba. Foi agraciado ainda pelo Clube de Escritores de Piracicaba em 27 de julho de 2012 recebendo o Título de Mérito Francisco Lagreca. Membro efetivo e cofundador da Academia Desterrense de Literatura (Florianópolis/SC), onde ocupa a Cadeira 10, tendo como Patrono Amaro Seixas Ribeiro Netto. Em 6 de setembro de 2009, com outros escritores, fundou a Academia Alcantarense de Letras, na cidade de São Pedro de Alcântara, SC, ocupando a Cadeira 3 e tendo por Patrono Pe. Raulino Deschamps. Foi eleito Presidente da Academia Alcantarense de Letras para o triênio 2014 - 2017 e reeleito para o triênio 2017 - 2020.

Membro do International Writers and Artist Association (IWA), Ohio, USA e Academicus Praeclarus do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP. Membro Correspondente da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música/GO. Membro Correspondente da Academia Taubateana de Letras/SP. Membro Correspondente da Academia Formiguense de Letras/MG. Membro Correspondente da Academia de Letras de Balneário de Camboriú/SC. Membro Correspondente da Academia Lavrense de Letras/MG. Membro Correspondente da Academia Ubaense de Letras/MG. Membro Correspondente da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves/RS. Sócio Correspondente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova/MG. Sócio Correspondente do Centro de Letras de Paranaguá “Leôncio Correia”. Membro efetivo do Instituto Histórico e geográfico de Santa Catarina. Pela Sociedade Nacional de Mérito Cívico, Brasília, DF, foi homenageado com a Comenda Colar Grã-Cruz Mérito da Engenharia (2001). Em 23 de Abril de 2002, recebeu da Câmara Municipal de São José, SC, a Comenda Mérito Cultural Josefense e em 28 de maio de 2003 pela extinta Academia Desterrense de Letras foi homenageado com o Troféu Cruz e Sousa. Em 30 de abril de 2014 agraciado com a Medalha “Gente que faz” em Governador Celso Ramos, pela Academia de Letras do Brasil/SC. Em 16 de abril de 2015 a Comunidade de São Pedro de Alcântara, através da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal, recebe o título de Cidadão Honorário Alcantarense, da cidade de São Pedro de Alcântara, SC. Em 30 de setembro de 2015 recebe o “Diploma de Amigo”, da Academia de Letras dos Militares do Estado de Santa Catarina. Homenageado em 29 de abril com o diploma de participação na solenidade de inauguração das estátuas do Vaqueiro e do Roceiro no Monumento aos Heróis do Jenipapo em Campo Maior, PI. Participou do livro Homenagem aos Vaqueiros e Roceiros – O Reconhecimento que Faltava (2017), organizado por Adrião Neto. Em 9 de março de 2019 foi um dos padrinhos do evento “MULHER DESTAQUE”, em Palmas, Governador Celso Ramos, SC, organizado pelo Professor Miguel João Simão Presidente da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Tem participações em diversas Antologias e Coletâneas Literárias. É verbete da Enciclopédia Literatura Brasileira Contemporânea, volume VIII, RJ (1977); do Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos, Teresina, PI (1998) e da Enciclopédia Literária Escritores do Ano 2000, Casca, RS (1999) e do Dicionário Biobibliográfico de Escritores Mineiros, Belo Horizonte, MG (2010). Autor dos livros: Alvorecer de um Sonho e Sonho Realizado.

BUSCO

Busco a o aroma das flores,
Despedidas sabores e amores.
Busco a beleza da vida
para que eu me divida no meu navegar
Busco recuerdos, retratos
Nos pequeninos atos
da minha lembrança
Busco o trajeto sincero
E tudo que espero
Para comemorar
Busco a ilusão passageira
Venturas primeira do acontecer.
Busco a chama indolente
Que tempere que esquente
O meu acontecer.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram