Damião.jpg

Damião Martireno Oliveira da Silva 
"O menino de Saão Gabriel"

ACADÊMICO CORRESPONDENTE   CADEIRA 74

Damião Martireno Oliveira da Silva, “ o menino de São Gabriel” é acadêmico  da cadeira 74  da Academia de Letras do Brasil deste 2017, indicado em 2021 pelo  instituto da poesia Internacional, à ocupar a cadeira 30, cujo Patrono é Hermes Trimegistro, o três vezes grande, Lançou no mundo da literatura em 20124 pela AGEI. em 2015 lançou seu primeiro livro solo: O Ser Binário - A FGorça e o Poder do Nós,  pela versus na feira do livro em Porta alegre, livro que lhe deu visibilidade e convites internacionais, virou cronista e expositor internacional em 2017, pela revista Eisfluência, com distribuição para mais de 15 países...Foi destaquem em vendas pelos sites do clube dos autores e plataforma  da agbook.com.br em 2019, 2020 e 2021 com 04 novos títulos de narrativas curtas, onde desenvolveu a “nano literatura', que caiu no gosto do público e das redes docente e discente...

Em 2018, despertou o gosto pelo cinema e participou dos longas metragens: cidade dormitório,( 2019 ),  Algo de errado não está certo, (2020) e O homem que não aglomerava, ( 2021), pela produtora Alvoroço filmes.

Nesses anos vem participando de antologias e coletâneas da casa do poeta rio- grandense e de outros movimentos da cultura regional,  nacional e internacional, textos seus podem ser encontrados na revista Eisfluência de Portugal,  seu livro O ser binário, encontra-se em exposição permanente na biblioteca internacional fênix em Portugal. Em 2016, idealizou e criou o projeto “Semendo sonhos, colhendo realidades” de incentivo à leitura e a criação literária que desenvolve nas escolas publicas no RS.

Damião Oliveira é cidadão honorário do município de Alvorada, título concedido pela câmara municipal. Atualmente desenvolve textos para curtas gaúchos e um trabalho de narrativas longas inspirados nos realyts shows das tvs brasileiras, que servira como manual para interessados nestes tipos de programas. Atualmente é aluno do curso de pós-graduação em Ciências Jurídicas e em Policiamento Comunitário.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram