Foto Elaine dos Santos 4.jpg

Elaine dos Santos 

ACADÊMICA CORRESPONDENTE

Elaine dos Santos, nascida em Restinga Seca, região central do Rio Grande do Sul. Filha de Mario Cardoso dos Santos e Vilda Kilian dos Santos (in memorian).

 

É graduada em Letras – Licenciatura plena em Língua Portuguesa e respectivas literaturas - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desde 1997. Como graduanda, entre 1993 e 1996, atuou como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CAPES) dedicando-se a pesquisas sobre literatura produzida no Rio Grande do Sul, com ênfase para as relações entre História e Literatura e para o mito do centauro dos pampas.

 

Em 1998, participou do Curso de formação para professores de língua espanhola promovido pela Facultad de Humanidades y Ciências de la Educación da Universidad de la Republica, de Montevidéu, Uruguai.

 

Entre 1998 e 2008, integrou as bancas de elaboração de provas para os concursos PEIES e vestibular da UFSM como membro convidada pela Comissão permanente do vestibular (COPERVES) daquela instituição. Entre 2001 e 2013, atuou como membro das bancas de avaliação de redações dos concursos PEIES e vestibular organizados pela UFSM.

 

Nos anos letivos de 1998 e 1999, lecionou disciplinas de língua espanhola e literatura hispano-americana na Universidade da Região da Campanha (URCAMP), nos campi de Caçapava do Sul e São Gabriel.

 

É mestre em Letras, com ênfase em Estudos Literários, pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFSM (2001), tendo apresentado a dissertação “Da opulência à decadência: Memória, mito e História em Camilo Mortágua”, romance de Josué Guimarães, sob orientação do Prof. Dr. Pedro Brum Santos.

 

Integrou o corpo docente da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Cachoeira, ministrando disciplinas de literatura nos cursos de Letras e Pedagogia. No mesmo período (2002 – 2008), foi coordenadora do Curso de Letras e, entre 2003 e 2008, coordenou o programa de extensão de “Projetos sociais” do campus.

 

É doutora em Letras (2009 – 2013), com ênfase em Estudos literários, pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFSM, tendo aprofundado estudos que versam sobre circo, circo-teatro e melodrama. Ao final, apresentou a tese “Entre lágrimas e risos: os Serelepes e a memória do teatro itinerante”, sob orientação do Prof. Dr. Pedro Brum Santos. A tese tem, como pano de fundo, o Teatro Serelepe, conhecido teatro mambembe, que atua no interior do Rio Grande do Sul representando, na atualidade, predominantemente, peças cômicas.

 

Como membro do corpo docente da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), coordenou as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como ministros a disciplina de Metodologia de pesquisa nos cursos de graduação em Enfermagem e Psicologia e no curso de pós-graduação de Psicologia jurídica.

 

Como professora universitária e pesquisadora inscrita no CNPq desde 1993, publicou o livro Entre lágrimas e risos: as representações do melodrama no teatro mambembe. São Paulo: Diálogo Freiriano, 2019, 355 p.

 

Publicou também os seguintes capítulos de livros:

 

SANTOS, ELAINE DOS. “A inclusão do negro no processo educacional nas comunidades quilombolas de Restinga Seca/RS”. In: Cleber Biachesi. (Org.). Educação e ensino em diferentes espaços e áreas do conhecimento. Curitiba/PR: Editora Bagai, 2021, p. 1-152.

 

RICHTER, DANIELA; SANTOS, ELAINE DOS SANTOS.  “Alienação parental e o direito à convivência familiar sob as perspectivas da tragédia grega Medeia.” In: Veronese, J.R.P; Moura, M.P. S. G.. (Org.). Um outro lugar Direito Literatura e Fraternidade. Florianópolis/SC: EMais Editora, 2020, v. 01, p. 01-383.

 

SANTOS, ELAINE DOS. “Leitura, educação e empoderamento em 'Quatro negros', de Luis Augusto Fischer”. In: Ivanio Dickmann. (Org.). Vozes da educação. Veranópolis: Dialogar Freiriano, 2019, v. II, p. 130-138.

 

SANTOS, ELAINE DOS. “História, memória e identidade em ‘Quilombos de Restinga Seca’”. Caminhos da Educação. Veranópolis: Dialogar Freiriano, 2019, v. II, p. 22-27.

 

SANTOS, ELAINE DOS. “Intersecções entre Literatura e História: reflexões sobre questões identitárias”. In: Bioni, A.M.F.; Costa, E.C.C. (Org.). Estudos Interdisciplinares em Literatura. Rio de Janeiro: Mares Editores, 2018, v. 01, p. 137-165.

 

SANTOS, ELAINE DOS.  “Restinga Seca/RS: uma identidade que se conformou pela diversidade étnico-racial”. In: Bruno Gerônymo Fellippe. (Org.). Relações étnico-raciais e diversidade cultural. São Paulo: Coletivo das Letras, 2018, v. 01, p. 17-38.

 

Além disso, é autora de 29 artigos completos publicados em revistas acadêmicas com classificação Qualis, a maioria versando sobre o tema de sua tese: circo, circo-teatro, melodrama e Teatro Serelepe; com participação em inúmeros eventos acadêmicos, apresentou 28 trabalhos publicados em anais, bem como participou como palestrante em escolas e feiras do livro.

 

Atua como cronista eventual em jornais da região central, como Diário de Santa Maria, Jornal do Povo (de Cachoeira do Sul), Portal Ijui News (de Ijui), Jornal do Garcia (de São Sepé) e Jornal Tribuna (de Restinga Seca).

 

Desde 2018, passou a participar de antologias/coletâneas, sempre na condição de cronista, optando, de um modo geral, por textos de cunho memorialista associados à temática social.

 

Pela Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências “A palavra do século 21”, Alpas 21, participou das seguintes coletâneas:

Em 2018 – Coletânea Internacional Gaya: poesias, contos, crônicas e artigos, com o texto “Não tenho medo da morte”;

Em 2019 – Coletânea Internacional Malabarista do tempo: poesias, contos, crônicas e artigos, com o texto “Nossa solidão” e

Em 2020 – Coletânea Internacional Vida: poesias, contos, crônicas e artigos, com o texto “Viver ainda é bonito”.

 

É membro das seguintes Academias:

Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências “A palavra do século 21”, Alpas 21

Academia Internacional União Cultural de Taubaté/SP

Academia Internacional Mulheres das Letras e

Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram