Maria Gislaine de Lira

ACADÊMICA CORRESPONDENTE 2021 
                     CADEIRA 81

Maria Gislaine de lira ou “G Lira” como diz seu pseudônimo, nasceu em 2001 na cidade de São Paulo. Filha de um mecânico e uma artesã, seu interesse pela poesia surgiu muito cedo, por volta dos oito anos de idade, quando conheceu as obras de Vinicius de Moraes e Solano Trindade na biblioteca do colégio.

Maria sempre foi apaixonada pelo ambiente escolar, e sempre admirou muito seus professores, com quem sempre compartilhou suas confidências e poesias. Aos doze anos, após quatro anos fazendo poesia, entra em um profundo bloqueio e deixa de escrever, retornando apenas em 2018.

Em 2018 é premiada como poesia destaque na coletânea “Poesia agora – edição inverno 2018” pela Editora Trevo em São Paulo, com a poesia “O início”, em 2019 é premiada no mesmo concurso na edição de outono, com a poesia “Três Vidas”. A partir daí, não parou de publicar; ganhou destaque nacional na coletânea “Poesia Brasil 2019” pela editora Vivara, se tornou membro da ALPAS 21 e participou da coletânea “Almas em prosas e versos”, promovida pelo Diário de Poesia, do Rio de Janeiro.

Começou a cursar psicologia em 2019 com foco em se especializar em educação de crianças e adolescentes em posição de vulnerabilidade social. 

Hoje, Maria é professora, poeta, oradora e uma grande acumuladora de livros roubados na época da escola e sonhos grandes para o futuro da educação brasileira.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram