Vilma Avila Vianna
Acadêmica Imortal - Cadeira 101
Natural do Espirito Santo, radicada em Pelotas, Bacharel em Ciências Domésticas, Mestre em Ciências. Professora e Pesquisadora aposentada da Universidade Federal de Pelotas, (UFPEL), tendo desenvolvido atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Nutrição e Alimentos.
Sua primeira incursão na área literária foi através dos Haicais, pequeno poema japonês, dos quais tem dois livros publicados, participando também na revista Nikkei Bungaku.
Frequentou as Oficinas de Criação Literária e o Laboratório de Escrita de Hilda Simões Lopes Costa, dedicando-se aos contos e crônicas. Quando participante da Oficina teve seus contos publicados no Diário popular de Pelotas.
Participou da Oficina Literária de Berenice Güez e Jacira Fagundes
É membro do Centro Literário Pelotense (CLIPE), do Grupo Literário da Biblioteca (GLIB), da Academia Sul Brasileira de Letras (ASBL), do Centro de Escritores Lourencianos (CEL). Assinante colaboradora do site Recanto das Letras. É membro da diretoria da Bibliotheca Publica Pelotense.
Coautora dos livros de contos:
Da trilogia Contando (2009), Contando Pelotas- 200 anos (2012), Contando o Laranjal (2019), A Quatro Mãos (2010), Tia Loló, a Lixa de Unhas e outras histórias (2015).
Autora dos livros de poesias Haicais 2010, Pelos Caminhos 2014, Quase poemas e-book (2020).
Participou das Coletâneas
Colheita, coordenada pela Profa. Hilda Simões Lopes Costa, publicado em 2006, Coletâneas do CLIPE desde 2007 e das Antologias do Centro de Escritores Lourencianos (CEL), desde 2009. Integra a Antologia Falando de Amor, São Paulo (2010).
Participou da I Seminário de estudos Literários: da formação à contemporaneidade em Pelotas promovido pela Universidade Federal de Rio Grande e Universidade Federal de Pelotas em 2012 como jurada no Concurso Literário Lourenço Cazaré
Participou do II Seminário Nacional de Estudos da Literatura em Pelotas e da atividade experimental A NOITE DA CRIAÇÃO, em 2015.
Premiada pela Secretaria de cultura de Pelotas (SECULT) /Instituto Nacional Brasileiro Senador Joaquim augusto de Assumpção (INBRAJA) no Concurso Literário sobre o Laranjal.
Premiada nos concursos literários da ALPAS21, desde 2016.
Agraciada com o Prêmio destaque Victoria em 2013, em Montevideo,
Medalha de Honra ao Mérito da Academia Pelotense de Letras em 2019.
Organizadora da Coletâneo Do Clipe, desde 2020.
Autora de contos, crônicas e poesias premiada em concursos. Colabora nos jornais locais.