Qual é o símbolo da ALPAS 21?
O beija-flor, pássaro em extinção, foi eleito o símbolo da ALPAS 21, pelo lirismo de sua relação com as flores, pelo encanto da beleza de suas cores, formas e leveza. Este pássaro é originário das matas da América do Sul de onde se espalhou para o restante do Continente até o Canadá. O beija-flor é o menor pássaro do mundo e o único que pode planar.
Quem pode integrar?
Como nos mantemos?
Poetas, escritores, artistas, jornalistas, pesquisadores e todos que se interessam pelas artes, especialmente pela arte de escrever de forma literária, jornalística, científica ou didática.
Os acadêmicos pagam a anuidade. Publicação do portfólio no site e de textos no Jornal Correio da Palavra – A Alpas 21 disponibiliza publicações gratuitas para Poesias, Contos e Crônicas em até uma página em A 4 aos seus acadêmicos em dia com a anuidade.
Como a ALPAS 21 está organizada?
A presidência da ALPAS situa-se em Cruz Alta/RS. A Associação conta com a participação de colaboradores, associados e delegados culturais em todos os estados do Brasil e em outros países.
Através dos autores e delegados culturais, a ALPAS 21 realiza eventos, feiras de livros e atividades lítero-culturais em 16 países.
Memorial da Cultura - com mais de 8.000 livros, documentos, CDs, DVDs e fotografias. Biblioteca de Rua - Com livros doados e disponibilizados na Praça da Prefeitura em Cruz Alta àqueles que não têm acesso ao livro.
Feira de Livros
Todos os anos, os autores associados à ALPAS 21 participam de sessões de autógrafos na FLIP em Paraty / RJ, na Feira do Livro em Porto Alegre, em diversos estados do Brasil, inclusive das Bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo, também em outros países através dos autores associados.
Editamos Coletâneas e mais de 200 livros individuais com autores de diversos países: Brasil, Portugal, Alemanha, Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Equador, Angola, Moçambique e Coreia do Sul.
Os relatórios documentais e fotográficos dos eventos ALPAS 21 são enviados para a Câmara do Livro e para a UNESCO.
Como são selecionados os textos para as coletâneas?
A ALPAS 21 realiza concursos literários internacionais de poesias, contos e crônicas, dos quais participam autores e alunos residentes em diversos países. São inscritos textos em português, espanhol e francês, que são avaliados por um júri formado por escritores e professores de literatura do respectivo idioma. A ética e a qualidade do júri conferem credibilidade ao concurso.
Os autores selecionados são convidados a participarem da publicação da coletânea de forma cooperativada. Esta coletânea é distribuída em Universidades, Prefeituras e embaixadas e, também, circula pelos diversos países onde residem os autores e os delegados culturais da ALPAS 21. As publicações ALPAS 21 apresentam ISBN, registro na Biblioteca Nacional e permite pontuação para a carreira do magistério estadual no RS.
ALPAS 21
ALPAS 21: Incentivo às artes, leitura, produção literária e científica com o objetivo de incentivar a leitura e a produção literária, a ALPAS 21 desenvolve diversos projetos com atividades lítero-culturais em escolas, museus, ruas, praças etc.
A ALPAS possui a biblioteca de rua - onde a população retira e/ou troca livros.
A Biblioteca de Rua Alpas 21 foi classificada pelo Prefeito Municipal como Patrimônio Cultural Municipal em 2015 - Circuito Mundial de contação de histórias - Cordão humano de leitura - Lançamento e divulgação de livros - Posse de acadêmicos ALPAS 21 - Outorga de Comendas Personalidade Literária -Concursos Literários Internacionais de Poesias, Contos e Crônicas Idiomas: português, espanhol, francês e italiano.
A ALPAS 21 mantém intercâmbios com universidades, editoras, feiras de livros e demais instituições congêneres no Brasil e em 16 países.
Presidente: Rozelia Scheifler Rasia
Presidente de honra: Darcy Pinheiro
Tesoureira: Maritza Maffei
Histórico ALPAS 21
Outorga de Comenda Personalidade Literária Os acadêmicos ALPAS 21, com obras publicadas ou participação em coletâneas, podem concorrer à Comenda Personalidade Literária 2020 Alpas 21 - Fundada como associação em 1998 e transformada em Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências 'A palavra do século 21' em 2014 Rozelia Scheifler Rasia - Presidente Darcy Pinheiro da Silva - Presidente de honra Delegados culturais em 16 países.
ALPAS 21 - Rua Benjamin Constant, 71 -
Cruz Alta - RS | CEP: 98 025 110
CNPJ: 23.787.079/0001-48
E-mail: gaya.rasia2020@gmail.com